O MITO DO LEITE!


A VERDADE SOBRE O MITO DO LEITE! 


O leite de vaca é tradicionalmente um alimento relacionado pelas pessoas com saúde. Por outro lado, o fato do ser humano ser o único animal a consumir leite (e de outra espécie) na vida adulta, nunca conseguiu ser respondido com clareza.

Na realidade, existe todo um aspecto psicossocial por trás do leite de vaca, devido à importância e significado do aleitamento materno, mas as facilidades na obtenção através da vaca e a mudança progressiva na vida das mulheres inseridas no mercado de trabalho, obviamente aliados a um imenso esforço da indústria do leite, foram determinantes historicamente na criação do “Mito do Leite”.

O leite NUNCA foi uma boa opção de alimento. Devido interesses comerciais, esta informação não se propaga.

Vocês sabem que o mercado é cada vez mais competitivo, então uma vaca que não está dando leite é sinônimo de prejuízo. Então as vacas são “moduladas” com HBG (hormônio da gravidez) para que ela possa produzir mais leite e ininterruptamente. Resultado: Atualmente as vacas leiteiras vivem apenas 6 em vez de 20 anos e a produção de leite, comparada com há 50 anos, aumentou em 250%.

O leite de hoje também passa por um processo de pasteurização na tentativa de que sejam removidas as bactérias e micro organismos. Portanto, um dos benefícios que o leite poderia nos proporcionar para melhorar nossa flora intestinal também não existe.

A vaca também encontra problemas na sua alimentação pois seu alimento está todo contaminado com agrotóxicos e pesticidas, tais como:

- Perclorato – bloqueia captação de Iodo prejudicando imensamente a Tireóide
-     - Retardante de chama – PBDEs
-     - Pesticidas – Disruptores endócrinos (prejudicam produção de hormônios)
-     - Substâncias radioativas
-     - Metais pesados

Devido à manipulação extrema das mamas das vacas, é também comum hoje que elas tenham mastites (inflamação e infecção das mamas) de repetição. Resultado: Já foram identificados nos leites diversos tipos de antibióticos (de vaca) e isto tem sido relacionado ao aumento da resistência a antibióticos nos humanos, ou seja, os antibióticos de outrora deixam de fazer efeito pois o corpo já criou resistência a certos tipos dos mesmos, ou por ter feito uso anteriormente, ou pela ingestão “de brinde” através do leite.

Pois bem, no momento em que se trata a vaca com HBG e ela se torna falsamente grávida (prenha), obviamente todo um processo metabólico ocorre em seu organismo e além de produzir muito mais leite, obviamente ela tem uma produção aumentada de hormônios. Resultado (péssimo para o corpo de qualquer pessoa):
     
Já foram isolados 59 hormônios distintos no leite:
*    8 pituitários (hipofisários)
*    7 esteroidais (ou sexuais)
*    6 tireoidianos
*    11 fatores de crescimento

E, falando de hormônios, existe um chamado Estrona, que é um dos tipos de Estrogênios (hormônios femininos)  que está absurdamente aumentado no leite desta vaca. Estudos demonstraram que a ordenha da vaca prenha geram níveis de Estrona aumentados em 33 vezes, além de altos níveis de BSV (Bovino Somatrotopin e de rBGH (Hormônio de Crescimento Bovino recombinante com altos níveis de IGF-1).

Concentração de Estrona no soro do leite:
-       Vaca não prenhe = 30pg/ml
-       Vaca prenhe (41-60 dias) = 151pg/ml
-       Vaca prenhe (222-240 dias) = 1.000 pg/ml

Agora quero que vocês saibam que Estrona é um hormônio altamente proliferador e que aumentado traz desde prejuízos “leves” como proliferação de tecido gorduroso, aumento de celulite, aumento de gordura abdominal, até outros irreparáveis!
Câncer de Próstata

O Câncer de Próstata é hormônio-dependente e, ao contrário do que muitos pensavam e pensam até hoje, estudos recentes comprovaram que seu desenvolvimento não é atribuído à testosterona, mas sim aos estrogênios. Por isso que ele ocorre nos homens já em idade avançada, os quais já tiveram um declínio praticamente total dos níveis de testosterona com aumento concomitante dos níveis de estrogênio.
Na medida em que o leite aumenta os níveis estrogênicos, estudos demonstram aumento no risco de câncer.

CÂNCER DE OVÁRIO

Harvard School of Public Health
Mulheres que tomam 2 ou mais copos de leite  têm um aumento de 66% no risco de desenvolverem câncer no ovário
Peck, P. Two or more glasses of milk may raise ovarian câncer risks, still doctors aren`t advising that women stop drinking it. WebMD Medical News, May 5, 2000.

Existem cânceres de Ovário também hormônio-dependente e estrogênio-dependente, ou seja, quando se aumentam os níveis de estrogênios, estamos aumentando as chances da proliferação destes tumores malignos e ímpares na prática médica, uma vez que têm pouquíssimas chances de cura ou tratamento efetivo. 

Isso sem contar o fato da maioria das mulheres usarem contraceptivos, os quais impedem a produção da progesterona pelo óvulo e corpo lúteo (pela não ovulação), perdendo a proteção deste hormônio que é fundamental para a contraposição estrogênica.

CÂNCER DE MAMA

O Câncer de mama também é estrogênio-dependente, ou seja, o estímulo deste hormônio é proliferativo para tecido mamário e consequentemente tumores de mama.  Qualquer forma de aumento direto ou indireto da ação estrogênica sobre o corpo feminino, pode influenciar no desenvolvimento do câncer de mama. (Amigos, são muitos os alimentos
e as substâncias derivadas dos plásticos por exemplo, que provocam este aumento. Até protetores solares - a maioria dos que vocês compram nas farmácias - contém substâncias similares aos estrogênios, chamadas xenoestrógenos).

OSTEOPOROSE

O tema Osteoporose é tratado de forma tão errada tradicionalmente na medicina, que vocês não fazem ideia da quantidade de estudos atuais mostrando as doenças provocadas pelos tratamentos para osteoporose!

Estudo realizado em 2011 concluiu que Mulheres que fazem suplementação com cálcio têm risco aumentado em 600% para o desenvolvimento de aterosclerose, infarto do miocárdio e AVC.
Bolland MJ., Grey A., Avenell A., et al. Calcium supplements with and without vitamin D and risk of cardiovascular events; Reanalysis os women`s Health Initiative limited acces dataser and mata-analtsis. BMJ, 2011, 342:d2040.

DIABETES

A Caseína é uma proteína que representa cerca de 80% do total de proteínas do leite. Existe uma correlação entre seu consumo e a incidência de Diabetes tipo I, por uma série de reações que ainda escreverei futuramente, pois ocorre com uma série de alimentos e doenças.

ÙLCERA NO ESTÔMAGO

Sippy Diet – Um copo de leite a cada 4 horas para o tratamento de úlcera péptica. Aumento de 6 vezes na incidência do infarto do miocárdio.
Briggs, RD et al. Myocardial infarction in patients treated with Sippy and other high-milk diets. Circulation 21(1960):538-42

Muitos se lembram desta medida que foi largamente divulgada no passado. O que ninguém ficou sabendo é o resultado desastroso disto, que tenho certeza de que até hoje existem pessoas e até mesmo profissionais de saúde acreditando ser saudável e "curativa". Porque será que estas informações não são divulgadas?
LACTOSE

A Lactose é o açúcar presente no leite. Para que possamos digeri-lo, nosso corpo possui uma enzima chamada Lactase. Mas o que acontece é que parte das pessoas não possuem esta enzima e outra grande parte, a maioria diga-se de passagem, algum dia não terá também. Deixem-me explicar a vocês; acontece que a partir dos 4 anos de idade, nosso corpo começa a ter uma diminuição progressiva da produção de lactase, consequentemente cada vez menos este açúcar será bem digerido e bem aceito por nosso corpo.

Leigos e médicos costumam conhecer a intolerância a lactose como a única forma de alergia ao açúcar do leite. Entretanto existem outros níveis de hipersensibilidade aos alimentos e estes causam prejuízos a diferentes sistemas e órgãos do corpo. O problema é que as pessoas tendem a pensar que "se não tenho diarreia ou sintomas gastrintestinais", não tenho alergia a tal alimento, e isto é um erro grave. Intestino é apenas um dos órgãos do corpo humano, nem sempre um alimento que nos faz mal causa sintomas neste órgão. Em outras palavras: Alimento que faz mal ao corpo, nem sempre causa diarreia! Experimente ingerir veneno de cobra; haverá consequências que podem lhe custar a vida, e não acontecerá diarreia.

Quero que vocês saibam que estatisticamente a Hipersensibilidade ou Intolerância à Lactose acomete:
-     - Afro-americanos – 75%
-     - Nativos Americanos – mais de 90%
-     - Asiáticos - mais de 95%


PROBLEMAS DE SAÚDE INFANTIL:

-       Infecção de ouvido
-       Eczema/cólica/constipação/colite
-       Diabetes tipo I/ Obesidade
-       Comportamento e aprendizagem
-       Morte súbita (alergia)
-       Asma- quanto mais leite, mais asma
-       Autismo
-       Esquizofrenia

ESCLEROSE MÚLTIPLA
Quanto maior a ingestão de leite, maior a incidência de Esclerose Múltipla


ENFERMIDADES QUE JÁ FORAM RELACIONADAS EM ESTUDOS À INGESTÃO DE LEITE:
  
  Artrite
-       Enxaqueca
-       Dores em geral
-       Esclerose
-       Acne
-       Câncer de Próstata
-       Câncer de Mama
-       Obesidade
-       Doença de Parkinson
-       Infertilidade

    Fonte: http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2012/07/a-verdade-sobre-o-mito-do-leite.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou depoimento! Obrigada.