A depressão na terceira idade

A identificação deste quadro nem sempre é fácil.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) estimam que a depressão ataca cerca de 20% dos idosos Sendo um dos transtornos mais comuns nesta época da vida. Quando um idoso desenvolve um transtorno depressivo percebe-se a piora em seu estrado geral com perda da qualidade de vida.

Com o envelhecimento, temos a fragilização generalizada, movimentação e equilíbrio debilitados, fatores estes desencadeantes de quedas, fraturas, perda do interesse nas atividades diárias e perda da independência. Isto gera uma sensação de inutilidade. Além disso, a tristeza pode ser desencadeada por perdas de entes queridos e desapontamentos do cotidiano.

Ao perceber os seguintes sintomas, fique atento: tristeza duradoura e profunda, acompanhada de desânimo, apatia, desinteresse, falta de sono, falta de apetite, queixa de cansaço, dores na cabeça e nas costas, palpitações, suor excessivo, ânsia de vômito. A depressão na terceira idade ainda pode acarretar o desenvolvimento de quadros de demência e ideias de suicídio, em casos mais graves.

COMO AJUDAR:

A participação da família na recuperação é essencial. Ouvir as queixas e conversar, mostrando interesse é um bom começo.

O tratamento com antidepressivos melhora os sintomas presentes, e a resposta às drogas demoram algumas semanas. O acompanhamento da família a psicoterapia também é indicada.

A Microfisioterapia como tratamento complementar é, sem dúvida, uma terapia que além de ser natural, pois trata esses transtornos depressivos e outros sintomas que a pessoa possa apresentar concomitantemente, trazendo mais qualidade e anos de vida para nossos velhinhos.

Se você tiver dúvidas sobre este assunto pode mandar suas mensagens que responderei a todas! Se precisar pode ligar: (11) 2889-0106.

MICROFISIOTERAPIA: A CURA EM NOSSAS MÃOS