FEBRE, uma aliada

A febre não é doença. É um dos mecanismos de defesa do nosso corpo

A febre é mais comum em crianças


A febre é uma reação do corpo contra patógenos. A sensação ruim que sente a pessoa febril faz com que ela poupe energia e descanse. As crianças são mais afetadas pela febre porque, para o organismo delas, praticamente todos os vírus e bactérias são desconhecidos. Então, quando esses micro-organismos invadem o corpo, ele logo produz a prostaglandina, responsável pela termorregulação.


A febre ativa o nosso sistema imunológico e ajuda o organismo a combater infecções. Febres que variam entre 37,8 e 40 graus são, de fato, benéficas tanto para adultos quanto para as crianças

Existe um mito sobre o fato de uma febre acima de 40 graus ser perigosa a ponto de causar lesão cerebral. Sabe-se que uma lesão ocorrerá se somente se a temperatura atinge 42 graus. Esta temperatura não é atingida em doenças infecciosas. Somente em situações onde a temperatura ambiente seja extremamente elevada é que uma criança pode chegar a 42 graus (como por exemplo, quando esquecida dentro de um carro fechado em dia quente ou acidentalmente fica fechada em uma sauna).

Também existe o medo dos pais em relação à criança com febre alta ter uma convulsão febril. Apenas 4% das crianças apresentam convulsões febris e a criança que tem esse fator de risco, poderá ter a convulsão com temperaturas abaixo dos 40o. De qualquer modo, as convulsões cessam em até 5 minutos e não produzem dano permanente algum à criança. Crianças que tiveram convulsão febril não apresentam risco maior de atraso no seu desenvolvimento ou aprendizado, nem de apresentarem convulsões sem febre.
 
O cérebro possui um termostato que regula a temperatura. Raramente a febre ultrapassa 40 graus. Ocasionalmente pode chegar a 40-41 graus e, apesar de ser considerada uma febre alta, ainda é inofensiva. A febre pode, ainda, descer e depois subir novamente.


Quando medicada, a febre baixa entre 1 e 1,5 grau. Não baixar completamente não tem nenhum significado clínico. Não quer dizer que é uma situação mais grave. A febre sinaliza que algo está acontecendo e merece nossa atenção, mas não há necessidade de pânico.

A maioria das febres em crianças é produzida por uma infecção viral que dura entre 4 e 7 dias, enquanto persistir a infecção, a febre vai e volta. A febre somente desaparecerá, por completo, quando o próprio organismo conseguir combater a infecção.

Mais importante do que a temperatura é o aspecto da criança que indica a gravidade da doença.

Portanto, a febre é uma aliada, uma defesa do nosso corpo. É nosso sistema imunológico combatendo agressores!

Algumas causas da febre:
Entre as causas da febre, é importante destacar as infecções por vírus, bactérias, fungos e parasitas e as não infecciosas, como as doenças do sistema nervoso central (hemorragias, traumatismos, tumores cerebrais), as neoplásicas (câncer de fígado, rins, intestinos, linfomas, leucemia), as cardiovasculares (infarto, tromboflebite, embolia pulmonar), hipertireoidismo, alguns tipos de hepatite e de doenças reumáticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou depoimento! Obrigada.