ESTRESSE. Você sabe realmente o que é estresse?

Muito se fala sobre o ESTRESSE! Mas vocês sabem do que se trata?

 Todo mundo passa estresse, quase todos os dias. Passar por situações de estresse é até comum nos dias de hoje. Entretanto, quando o estresse é permanente podemos fragilizar nosso sistema nervoso, hormonal e imunológico e, então, nosso corpo pode começar apresentar pequenos sinais, sintomas que vão se instalando.

Ninguém adoece devido ao estresse, de um dia para o outro, mas alguns sinais podem indicar que algo não está bem, tais como:

- Falta de interesse geral;
- Sensação de desgaste constante;
- Alteração de sono (dormir muito ou pouco), cansaço durante o dia;
- Dores e tensão muscular;
- Formigamento pelo corpo;
 - Afecções na pele e alergias diversas;
- Pressão alta;
- Mudança de apetite;
- Alteração do humor;
- Problemas de concentração, atenção e memória;
- Ansiedade e depressão.

Os agentes estressores (qualquer acontecimento ou situação que pode influenciar emocional, fisica ou mentalmente) podem ser:  internos (ligados a características de personalidade, como perfeccionismo, pressa, querer fazer tudo ao mesmo tempo); e/ou externos (mudanças de rotina, trânsito, morte de entes queridos, etc).

De qualquer modo, os fatores estressantes dependem também de como a pessoa consegue lidar com ele.

Algumas atitudes simples podem melhorar o nível de estresse tais como dormir direito (o suficiente para acordar descansado), cuidar de si próprio, alimentar-se bem (não muito, mas melhor), praticar alguma atividade física, tomar um pouco de sol diariamente, ter um animalzinho, ficar com quem te faz bem.

Resumindo, é importante proporcionar-se momentos de prazer e principalmente refletir sobre o modo como lida-se com algumas situações e a partir daí buscar mudanças.

Se ainda assim, você não conseguir controlar os níveis de estresse, deve procurar ajuda de algum profissional da saúde a fim de buscar um aconselhamento e tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou depoimento! Obrigada.