VAMPIROS EMOCIONAIS: Liberte-se!

Como parar de absorver as emoções das outras pessoas?


Emoções como medo, raiva, frustração e imobilidade são energias. Se você é do tipo 'esponja emocional', pode absorvê-las de outras pessoas mesmo sem perceber. É importante saber como se livrar desta negatividade.

Estados de ansiedade crônica, depressão ou estresse pode transformá-lo em uma esponja emocional também, fazendo você se sintonizar com pessoas que sofrem do mesmo problema.

As emoções negativas podem ser provenientes de várias fontes: sentimentos próprios; sentimentos de outra pessoas; ou, ainda, uma combinação destas duas.

Parando de absorver as emoções dos outros:

1 - Identifique se você está suscetível. Alguns sinais são as pessoas te chamarem de "hiper sensível" ou "excessivamente sensível", mas não como um elogio. Aqui você tenta resolver os sentimentos de medo, ansiedade e estresse dos outros através do seu próprio corpo, passando a senti-los fisicamente e sofrendo com os sintomas. Essas emoções podem ser absorvidas até mesmo de amigos, familiares e colegas. Você pode se sentir exausto, esgotado, e infeliz.


Outro sinal é quando barulho, cheiros e fala excessiva alteram seus nervos e ansiedade, e seus sentimentos são facilmente feridos. Você necessita estar sozinho para recarregar as energias. Também quando a intimidade nas relações estreitas o deixa se sentindo asfixiado ou com sensação de perda de seu próprio eu.

2. Procure a fonte. Primeiro, pergunte-se se o sentimento é o seu próprio ou de outra pessoa, ou ainda ambos. Se a emoção como o medo ou a raiva é sua, pergunte-se o que está causando isso.

3. Distancia-se da fonte suspeita. Se possível, tente uma distância de 20 metro e perceba se já há alívio. Se estiver em lugar público, não hesite em mudar de lugar se sentir uma sensação ruim.

4. Concentre-se. Concentrando-se na sua respiração, você se conecta à sua essência. Por alguns minutos, mantenha-se exalando negatividade e inalando a calma. Isso ajuda a aterrar-se e purificar medo ou outras emoções difíceis. Visualize a negatividade se levantando como um nevoeiro cinza de seu corpo, e imagine uma luz dourada entrando. Isso pode produzir resultados rápidos.

5. Livre-se do dano. As emoções negativas, como medo, frequentemente apresentam seu centro emocional no plexo solar (plexo celíaco).

Então, coloque a palma da mão em seu plexo solar como se você estivesse bondade e amor para essa área, e liberando o estresse para fora. Para a depressão ou a ansiedade de longa data, use este método diariamente para fortalecer este centro. Esse treino é reconfortante e constrói uma sensação de segurança e otimismo, uma vez que torna-se um ritual.

6. Proteja-se. Uma forma útil de proteção que muitas pessoas usam é envolver-se numa luz branca (ou qualquer cor que te conferir poder) em torno de seu corpo inteiro. Pense nisso como um escudo que bloqueia a negatividade ou desconforto físico.

7. Gerenciar a sobrecarga emocional. Algumas estratégias o ajudarão:

Aprenda a reconhecer as pessoas que podem levá-lo para baixo (vampiros emocionais). As pessoas que são particularmente difíceis de empatia emocional: criticadores,  vítimas, narcisistas, controladores, por exemplo. Quando você souber identificar esses comportamentos, você pode se proteger contra eles, incluindo retirar-se da sua presença, e dizendo a si mesmo 'Eu perdoo esta pessoa apesar de eu não gostar do que ela está fazendo".
    
Se você se sentir vampirizado em lugares com multidões, encontre um local de refúgio, um pouco mais afastado. Você deve confiar em você e acreditar que não necessita de outras pessoas para te tirar de situações difíceis.

Defina limites de tempo. Sabendo o quanto você pode suportar e obedecendo a esse limite é vital para garantir o seu bem-estar mental. Por exemplo, não ficar ouvindo determinada pessoa falar por duas horas quando você só pode lidar com uma meia hora

Ter o seu próprio canto, um lugar privado quando compartilha a casa com outras pessoas. Peça a outros para respeitarem seu espaço e seu tempo.

Pratique meditação. Esta prática proporcionará uma melhor concentração e atenção.

8. Procure por pessoas e situações positivas. Esteja perto de pessoas que vejam o bem nos outros. Passar um tempo com um colega que veja o lado positivo das coisas, pessoas esperançosas, que têm fé em si mesmos e nos outros. A esperança é contagiosa.

Música e arte também fazem bem.

Cultive emoções positivas que aumentam a sua força interior. Se você está cercado por paz e amor, você vai prosperar. Respeitar suas próprias necessidades através do amor próprio aumentará a sua capacidade de respeitar os outros.

Aprenda a usar a compaixão como uma maneira de se defender contra as emoções avassaladoras. A compaixão permite que você seja compreensivo com a situação de outras pessoas, mas também exige que você seja compassivo com você mesmo. Isso significa que você não precisa se ​​sentir culpado por buscar trégua por ser oprimido, por exemplo. Isso te ajudará a ser mais engajado com os outros, a longo prazo, em vez de menos. Isso também o ajudará a manter-se longe das pessoas negativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou depoimento! Obrigada.