PNEUMONIA


Pneumonia está entre as doenças que mais matam em países como o Brasil

No Brasil, acontecem mais de 2 milhões de casos por ano, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia.

 A pneumonia é uma infecção nos pulmões que afeta pessoas de todas as idades, principalmente crianças pequenas, idosos e portadores de doenças crônicas. A doença pode comprometer outros órgãos quando os pulmões comprometidos não conseguem enviar um sangue com boa quantidade de oxigênio para os sistemas orgânicos.
 
Há também o perigo de evolução para uma infecção generalizada – a septicemia, que faz com que a pneumonia seja uma doença grave, estando entre as principais causas de morte entre adultos. De qualquer modo, quanto antes a infecção é detectada, maiores as chances de cura e menores os riscos de problemas secundários.

Sintomas: Surgem aos poucos ou subitamente. Os mais característicos incluem febre alta, calafrios e tremores, suores intensos, tosse produtiva, com secreção de cor de ferrugem ou esverdeada, dor no peito, respiração e batimentos cardíacos rápidos e, em casos mais graves, coloração azulada nas extremidades, demonstrando elevado comprometimento respiratório, e confusão mental.
 
Causas: As infecções causadas por bactérias respondem pela maioria dos casos, envolvendo principalmente o pneumococo (Streptococcus pneumoniae), que também é um dos principais agentes de otite média aguda, sinusite e meningite, tanto em crianças quanto em adultos, seguido do Mycoplasma pneumoniae, e o vírus Haemophilus influenzae.

O tratamento se dá através de medicação e também exercícios fisioterapêuticos visando a melhora e fortalecimento do sistema respiratório.

MICROFISIOTERAPIA CONTRA A PNEUMONIA

A Microfisioterapia pode ser preventiva ou curativa. A técnica será de cunho preventivo quando o paciente, mesmo que já tenha sido acometido pela infecção anteriormente, usa da terapia para evitar futuras infecções ao fortalecer o sistema imunológico. Será curativo quando o paciente está infectado. Aqui, o corpo terá um impulso para restabelecer a saúde geral.


Nota 1 - FATORES DE RISCO
Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos; Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.; inalação de bactérias de pessoa contaminada

Nota 2 - DOENÇA PERIGOSA
Em 2012, a Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou que a doença é a que mais mata crianças menores de cinco anos, mais do que os óbitos provocados pela Aids, malária e tuberculose reunidas. Desses óbitos por pneumonia, mais de 99% seriam registrados em países em desenvolvimento como o Brasil, fazendo com que os governos destes países deem prioridade à prevenção e ao combate à doença.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou depoimento! Obrigada.