Tricotilomania e tricotilofagia

Ato de arrancar os cabelos e pelos, podendo também comer os fios
A Microfisioterapia é eficiente no tratamento destes quadros

Tricotilomania (trico = cabelo /  tilo = puxar) é considerado um transtorno psicológico sendo mais conhecido devido aos sintomas (arrancar os cabelos e pelos) do que pelo seu nome.

Pessoas que sofrem desse distúrbio arrancam os fios de cabelo para controlar a ansiedade e o nervosismo mas, na maioria das vezes, sem sucesso.

O ato de arrancar os fios de cabelo geralmente não ocorre na presença de outras pessoas (exceto pessoas da família, as vezes), sendo evitado em ocasiões sociais.

Algumas pessoas também comem o cabelo arrancado, o que é chamado de tricotilofagia, sendo este estado muito mais grave, podendo causar perda de apetite, vômito, náusea, dores abdominais, acúmulo de cabelos no estômago, podendo causar sangramento interno e até bloqueio gastrointestinal, levando alguns pacientes para intervenção cirúrgica para a retirada do material do estômago e intestinos.

Por se tratar de um impulso compulsivo, as pessoas que sofrem deste mal têm consciência deste comportamento porém não conseguem resistir ao impulso.
Este comportamento pode ter início ainda na infância ou adolescência e durar por toda a vida, levando-as a uma calvície precoce.

Quando a perda de cabelo fica visível e difícil de esconder, os indivíduos podem se isolar socialmente e agravar sua baixa autoestima, causando depressão e piorando o quadro de ansiedade. Quando este paciente recebem críticas sobre sua aparência pode gerar um agravamento dos sintomas
Entre as causas, as mais comuns são a depressão nervosa, o transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de ansiedade generalizada. tudo isto pode estar associado a baixa autoestima, impulsividade e insegurança.

Também existe uma tendência genética relacionada a serotonina (hormônio do bem estar). Lembro que, cientistas descobriram que a serotonina é excretado em sua maior parte pelo intestino e não pelo cérebro, como se acreditava antigamente (leia o artigo no blog: Intestino é o nosso segundo cérebro).

Tratamento eficaz e natural pela MICROFISIOTERAPIA:

O principal tratamento, até então, tem sido a terapia comportamental e medicamentosa a base de ansiolíticos e antidepressivos.

Com a chegada da Microfisioterapia ao Brasil, a abordagem visa buscar a causa primária referente a estes sintomas e os estímulos simulam a agressão dando a chance para que o corpo combata com eficiência desta vez.

Percebe-se após a sessão um relaxamento, com diminuição dos níveis de estresse, compulsão e ansiedade. A melhora no humor também é significativa.
O paciente se sentindo seguro e confiante, volta a deixar os cabelos a crescer. entretanto, aqueles cabelos que foram arrancados pela raiz demoraram até dois anos para crescerem.

Relato de Caso: Paciente sexo feminino, 10 anos. Apresentando o quadro de tricotilomania há 3 anos, vinha fazendo uso de medicação controlada sem grande evolução do quadro, com efeitos colaterais como aumento do sono e apatia, diminuição da atenção e rendimento escolar. Realizou a primeira sessão de Microfisioterapia e a mãe relatou uma melhora do quadro geral comportamental. Realizou a segunda sessão após 30 dias. Após 60 dias, a mãe relatou que a criança não estava mais apresentando os sintomas, estava tranquila e feliz.