8 MITOS SOBRE DOR NAS COSTAS

8 MITOS SOBRE A DOR NAS COSTAS
Será que colchão mole e excesso de peso são os causadores das dores na coluna?

Nossa coluna vertebral é composta por vértebras, discos, nervos, músculos, medula e ligamentos. As disfunções nestes segmentos são os causadores das nossas dores.
A coluna não deve ser vista ou tratada isoladamente e os problemas que nela se refletem podem ter várias causas como o sedentarismo, a má postura e o estresse.
Nosso corpo nos envia sinais e é preciso entendê-los. Deste modo evitamos que uma dor se transforme numa doença mais grave.

Confira 8 mitos em relação às dores na coluna:

1- DOR NA COLUNA SEMPRE INDICA UMA DOENÇA GRAVE
Geralmente, as dores na coluna indicam distúrbios musculares e/ou posturais não têm grande gravidade apesar do incômodo. Quando se sente uma dor, entretanto, devemos investigar sua causa, eliminar algum problema mais sério, e tratá-la do modo mais adequado para que não se torne reincidente.

2 - EXCESSO DE EXERCÍCIO FÍSICO CAUSA DOR NAS COSTAS
Pelo contrário. A não ser que estamos praticando exercícios incorretamente. Movimentos errados, má postura em sua execução ou uma carga inadequada podem ser os causadores das dores. Na verdade, o exercício bem executado previne as dores.

3 - TODA COLUNA COM DOR DEVE SER OPERADA
A cirurgia é a última opção pra quem sofre deste mal. Antes disso, o paciente deve procurar tratamentos menos invasivos e mudança de hábitos, assim como fortalecimento muscular e melhora da postura, talvez diminuição de peso. Medicamentos apenas controlam os sintomas temporariamente.

4 - A CIRURGIA DE COLUNA VAI CURAR A DOR
A cirurgia, quando indicada, não garante a melhora total das dores. Após este procedimento, o paciente terá acompanhamento médico e fisioterapêutico por um bom tempo visando a melhora da estrutura da coluna vertebral, através de fortalecimento e alongamento dos músculos, conscientização da postura correta e atividades adequadas para cada caso. Na verdade, coisas que já deveriam ter sido feitas antes da cirurgia e talvez não precisasse chegar neste ponto.

5 - REPOUSAR É O MELHOR PARA A COLUNA
Totalmente equivocado esse pensamento. Apesar de o repouso também ser importante, se não melhorar nosso pilar, que é a coluna, a dor que pode ser aliviada com um pouco de repouso volta ainda mais forte com leves movimentos.

6 - DOR NAS COSTAS TEM A VER COM ENVELHECIMENTO
Apesar de ser um fator de risco, não é um fator determinante, assim como o sedentarismo. O envelhecimento causa um desgaste natural do corpo que aumenta o risco de doenças. Por isso, a prevenção ainda é o melhor remédio, além de ser mais barato.

7: DORMIR NUM COLCHÃO DURO OU NO CHÃO É BOM
Além de não prevenir as dores ainda pode favorecê-las porque a postura fica prejudicada numa superfície assim. O colchão deve ser adequado para o peso de cada pessoa e a melhor postura para se dormir é de lado com travesseiro sustentando a cabeça numa posição neutra e outro entre os joelhos melhorando a distribuição de preso na região lombar.

8 - EXCESSO DE PESO CAUSA DOR NA COLUNA
O excesso de peso sobrecarrega nosso corpo e pode causar dor mas também não é um fator determinante. O sedentarismo sim, pois o sedentário terá um corpo enfraquecido e se estiver associado a um sobrepeso então certamente o problema aparecerá, mais cedo ou mais tarde.

Bem, espero que eu possa ter esclarecido algumas questões.
Algumas dicas para manter a coluna em boa forma:
Se exercite, de preferência ao ar livre, tome sol, se alimente bem, beba água de qualidade e faça uma sessão de Microfisiterapia por ano.
Sua saúde agradece!

Abraços,