ANSIEDADE SOCIAL E FOBIA SOCIAL NAS CRIANÇAS

É um dos transtornos de ansiedade sub reconhecido e sub diagnosticado. É muito comum, sendo encontrado em cerca de 5 a 13% dos brasileiros.

Apesar das pessoas afetadas por esta patologia reconhecerem que seu medos são excessivos e até irracionais, ao se confrontar com as situações sociais temidas, fazem de tudo para evitá-las. As pessoas aqui se preocupam com o julgamento alheio, suas opiniões.

As causas podem ser genéticas mas também há influência do estilo de vida e os fatores sociais podem contribuir com o quadro, como educação autoritária, superprotetora e pais inseguros.
Esta 'timidez' se torna patológica quando o indivíduo começa a sofrer prejuízos decorrente desta conduta.

Sintomas da Fobia Social:

- Medo de ser julgado.
- Medo de ter atitudes constrangedoras em público.
- Medo de sentir vergonha ou sentir-se ridículo.
- Ansiedade crônica, às vezes associada aos ataques de pânico em casos de picos de ansiedade.
- Ansiedade anteciparia, isto é, aquela que surge só de se pensar na situação temida.
- Tensão muscular, sudorese, rubor facial, dificuldade para falar, mal-estar abdominal, mãos e corpo trêmulos, falta de ar e sensação de frio no peito, boca seca, palpitações, vontade de urinar, angústia.
- Desejo esquivar-se de situações.
- Isolamento social

Situações temidas pelo paciente:

- Encontrar-se ou/e desenvolver um diálogo com pessoas desconhecidas.
- Fazer amizades.
- Flertar ou demonstrar interesses amorosos ou sexuais a alguém em que esteja interessado.
- Falar em público ou para um pequeno grupo.
- Ir a uma entrevista de trabalho.
- Escrever, dirigir ou praticar esportes enquanto é observado.
- Trabalhar enquanto é observado.
- Cantar ou tocar um instrumento musical em público.
- Ser fotografado ou filmado.
- Andar na rua, ser observado e julgado pelas pessoas.
- Viajar de ônibus, metrô ou outro meio de transporte público.
- Comer ou beber em público.
- Demonstrar seus sentimentos.
- Receber ou dar presentes.
- Participar de eventos sociais e festas, assim como comemorar aniversário, ser o centro das atenções.
- Iniciar uma conversa com alguém ou ser apresentado a outras pessoas.
- Tomar iniciativas.

FOBIA SOCIAL NAS CRIANÇAS

O que mais se tem discutido hoje é como intervir em indivíduos que já apresentam esta ansiedade precocemente pois sabe-se que a fobia social está ligada a uma série de complicações, tais como o risco de abuso de álcool e de outras drogas, devido ao fato de a pessoa não conseguir lidar muito bem com a pressão exercida em sociedade. Alerta-se também para o risco de desenvolvimento de depressão e problemas de ansiedade na vida adulta.

TRATANDO
O tratamento tradicional é ditado pela terapia comportamental e em alguns casos medicado com ansiolíticos.

A MICROFISIOTERAPIA como terapia complementar tem ajudado pacientes com estes sintomas. Ao buscar a causa primária dos sintomas, informa o organismo através do toque, e este reagirá com uma melhora do funcionamento dos sistemas corporais. É uma terapia relativamente rápida pois são indicados de 2 a 4 sessões, com intervalos de 30 a 60 dias entre elas.