Sibutramina: A morte de tarja preta

Sibutramina: Será que vale a pena?

Receitado para fins de emagrecimentos rápido, a Sibutramina foi proibida na Europa desde 2010 e logo depois também nos Estados Unidos.

No Brasil, o uso desta droga não pára de crescer, talvez porque o uso de anfetaminas foi proibido.

Os riscos do uso da sibutramina são grandes e perigosos e é fácil encontrar muitos relatos na internet de pacientes que após seu uso tiveram graves problemas de saúde e até óbito.

Infelizmente, acabo de voltar do velório de um amigo da nossa família que teve prescrito por seu cardiologista o uso desta substância visando emagrecimento. Apesar do nosso amigo ter antecedente de pressão alta e pré-diabetes, ainda assim teve sua receita assinada. Este amigo começou a apresentar dor no ombro e episódio de vômito, ao passar no hospital foi orientado a procurar um ortopedista e este receitou um anti-inflamatório. Não foi feito um eletrocardiograma. A interação das duas infelizmente causou sua morte precoce, com cinquenta e poucos anos.

Portanto, não é qualquer pessoa que pode tomar esse medicamento. As restrições são piores para quem tem problemas nos rins e no coração, como palpitações, arritmias e pressão alta. Na verdade, o ideal para quem deseja perder peso é rever seus hábitos diários, com melhora da dieta e exercícios físicos.

Além disso, quando se pára de tomar a medicação acontece, e não é raro, a pessoa voltar rapidamente para o peso ou ainda dobrar seu peso anterior.

As reações adversar mais comuns são (existem muitas outras):
- Sistema cardiovascular: Taquicardia, palpitações, aumento da pressão arterial/hipertensão, vasodilatação (ondas de calor);
- Sistema gastrintestinal: Náuseas, piora da hemorroida;
- Sistema nervoso central: Boca seca, insônia, delírios, parestesia, cefaleia, ansiedade;
- Pele: Sudorese;
- Funções sensoriais: Alterações do paladar;

Então, é fácil concluir que é Sibutramina é um veneno vendido com autorização prévia mas com consequências muito indesejáveis.


Vale a pena este risco?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou depoimento! Obrigada.