CEFALEIA TENSIONAL

Ao encontrarmos a causa deste problema, conseguimos eliminá-lo

A cefaleia do tipo tensional é uma cefaleia primária, como a enxaqueca, com crises de dor de cabeça mais fracas, podendo ter duração mais curta (30 minutos) ou se prolongar por até 1 semana. Isto não significa que ela incomode menos.

Diferentemente da enxaqueca (pulsátil), a cefaleia tensional é uma dor de cabeça que 'pesa', 'em aperto'. Costuma ser uma dor bilateral. A dor de cabeça é fraca ou moderada, enquanto na enxaqueca, a dor é mais forte.

CAUSA - A cefaleia tensional tem como causa um excesso de contratura muscular na região cervical, e também dos músculos pericranial. Assim como na enxaqueca, a tensão, ansiedade, nervosismo, irritabilidade e o estresse são causadores, deflagrando as crises de cefaleia tensional.

TRATAMENTO
Temos 2 opções:

A) VISÃO ALOPÁTICA: Por parte da medicina convencional, é utilizado agentes farmacologicamente ativos ou intervenções físicas, com o objetivo de tratar doenças, suprimir sintomas ou processos fisiopatológicos. Também utiliza-se medicação para prevenção, mesmo que o paciente não tenha a dor no momento. É importante ressaltar que quando a dor de cabeça é frequente (mais de 2 vezes na semana), o uso de analgésicos pode causar um efeito rebote (tendência de um medicamento para provocar o reaparecimento dos sintomas que estão sendo tratados. Em casos extremos de efeito rebote, os sintomas poderão ser mais graves que no início da doença. Isso é muito comum na enxaqueca). é comum também o uso de relaxantes musculares, antidepressivos e medicamentos neuroreguladores, todos com muitos efeitos colaterais e cumulativos.

B) SOB O OLHAR da MICROFISIOTERAPIA: O tratamento aqui está voltado à pessoa e não à doença, tendo principalmente uma abordagem preventiva, isto é, evitar que a dor de cabeça apareça.
Ao avaliar o paciente, é possível descobrir através de exames palpatórios qual a causa primária destes sintomas e assim o tratamento se torna eficaz, pois elimina-se a causa do problema.
Geralmente, 2 ou 3 sessões dão conta de eliminar totalmente este problema com o bônus de o paciente ficar livre de medicações também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou depoimento! Obrigada.