Tique Nervoso (cacoete)

Os tiques podem ser classificados em vocais e motores e variam entre simples e complexos

O cacoete, geralmente, surge na infância, até os sete anos, e pode regredir com o amadurecimento.

Ainda não se descobriu um remédio que acabe definitivamente com os sintomas dos cacoetes. Mas existe a possibilidade de, por meio de tratamento, se reduzir essa sintomatologia.

Socialmente, traz desconforto para quem os possui e para o outro que percebe e convive. Essas pessoas tornam- -se motivo de chacota e podem apresentar comportamentos mais introspectivos devido ao seu problema.

O tique nervoso, também chamado de cacoete, é um comportamento sistemático e involuntário que faz parte do cotidiano de quem sofre com esse problema. As causas podem ser múltiplas, como transtorno neurobiológico, neuroquímico, neuropsicológico, afetivo e emocional, ou seja, um transtorno neurocomportamental, pois apresenta uma disfunção neurológica-neuroquímica que reproduz um comportamento repetitivo. Seu início acontece. geralmente, na infância, até os sete anos, podendo regredir com o amadurecimento.

Os sinais e sintomas mais comuns são:

- Vontade incontrolável de fazer movimentos ou sons repetitivos: piscar os olhos, repuxar a cabeça, fazer caretas, pular, tocar pessoas e coisas, cheirar coisas e fazer gestos obscenos, grunhidos
- Roer as unhas.
- Sempre começar ou terminar uma frase com a mesma palavra.
- Mexer nos cabelos sem parar.
- Para quem usa gravata: viver esticando o pescoço como se ela o estivesse enforcando.
- Coçar ou puxar o nariz, como se a coriza fosse escorregar.
- Arrumar o cinto a toda hora.

Doenças associadas: Muitas das pessoas que apresentam tiques nervosos têm sintomas de doenças associadas, tais como transtorno obsessivo-compulsivo, transtorno do déficit de atenção, desenvolvimento de distúrbios de aprendizagem, problemas com controle de impulsos, distúrbios do sono, entre outros.

Síndrome de Tourett: Aqui coexistem os tiques vocal e motor, e tem histórico de evolução dos tiques da infância. Aqui a ansiedade modula o grau e a intensidade dos movimentos involuntários.

A MICROFISIOTERAPIA: Ainda não se descobriu um remédio que acabe definitivamente com os sintomas. Mas existe a possibilidade de, por meio de tratamento, reduzir a sintomatologia. Há relatos de cura também com a técnica de Microfisioterapia. Conseguimos uma diminuição da ansiedade, equilíbrio de todo sistema nervoso, entre outras conquistas.

DICA: A tendência dos pais é reprimir os tiques, o que acaba provocando mais tensão na criança. isto não é indicado mas assim a procura de ajuda profissional para tentar resolver a questão.

2 comentários:

1. Será que se no caso da pessoa não procurar ajuda médica cedo, o problema pode permanecer irreversível?

ResponderExcluir
  2. Há possibilidade de piora com o tempo. Procure um fisioterapeuta na sua cidade que trabalhe com a técnica de Microfisioterapia e permita-se ser tratado. Depois coloque seu depoimento aqui. Acesse também a página no facebook Microfisioterapia ABC - Dra. Andrea Zuppini

ResponderExcluir