KEFIR: Um alimento especial

KEFIR: PROBIÓTICO A SEU FAVOR
(Propriedades anticancerígenas, antifúngicas, antivirais e antimutagênicas)
O Kefir é uma bebida ácida originária do Caucáso. Reza a lenda que o Kefir foi doado ao povo das montanhas do cáucaso pelo profeta Maomé em pessoa. Conhecido como o maná divino. Se foi obra de Deus ou obra da evolução, eu não sei.
Kefir é o nome que se dá à bebida probiótica fermentada por uma cultura de 37 bactérias e leveduras diferentes, que vivem em casinhas que elas mesmos constroem: Os grãos de Kefir!

Entre os benefícios de seu uso a limpeza da membrana intestinal, trazendo grande alívio para muitos sintomas que confundem os diagnósticos médicos. A vitamina D é muito abundante mas o maior mérito do Kefir está na alta qualidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogênicos da flora intestinal e de todo o aparelho digestivo.
A principal virtude do Kefir é restabelecer a flora intestinal normal, tão importante para uma boa digestão e assimilação dos nutrientes ingeridos. Para compreender este efeito, é bom ampliar um pouco mais o tema.

Quando a criança nasce, o intestino é estéril, mas cedo são introduzidos microorganismos através do alimento, e a flora muda. Uma alimentação rica em proteína animal produz putrefações intestinais, alterando a flora bacteriana normal, aparecendo uma quantidade excessiva de germes da putrefação. No intestino superior do adulto predominam os lactobacilos, mas no íleo inferior e o ceco, a flora é fecal. As bactérias intestinais são fundamentais na síntese das vitaminas B e K, na conversão de pigmentos e ácidos biliares, na absorção de nutrientes e no controle dos microorganismos patogênicos (qualquer organismo vivo capaz de causar doença).
O Kefir transforma a flora intestinal putrefata, substituindo-a pelos bacilos de propriedades anti-sépticas. Sua ação se estende até o estômago, ao qual estimula. Seus efeitos se derivam da ação enzimática e antitóxica que apresenta. O restabelecimento da flora normal traz consigo uma regulação da função intestinal. Neste aspecto é importante o tempo de cultivo: o de menos de 24 horas é laxante (deve tomar pela noite, durante algumas semanas), o intermédio (48 horas) é neutro, e o de 72 horas é adstringente.
O Kefir apresenta propriedades antivirais, antifúngicas e antibióticas, estimulando o sistema imunológico. Também possui efeitos aperitivos e afrodisíacos. Foi utilizado com sucesso em doenças tais como cálculos renais, hipertrofia prostática, diabetes, artritismo reumático, enfarte de miocárdio, esclerose múltipla, anemia, asma, bronquite, etc.
INDICAÇÕES: Está especialmente indicado em doenças do aparelho digestivo, tais como úlceras, colites ulcerosa, intolerância gástrica, candidíase, etc. É muito útil em uso externo para patologias dérmicas (acne, eczemas, psoríase, alergias, etc.), dado que é um poderoso anti-séptico que ajuda a curar feridas. Mostra-se muito efetivo na prevenção e cura de doenças produzidas pelo vírus do herpes. Sabe-se que o herpes tipo II participa na génese de distintas doenças, tais como câncer, artrites reumáticas, patologias renais, tromboembolias, alergias cutâneas e asmáticas, esquizofrenia, Parkinson e diabetes. Além de estimular o sistema imunológico, o Kefir estimula outras funções orgânicas, melhorando o estado da pele e cabelo.
O seu uso continuado produz muito bons efeitos em convalescença após graves doenças.
O Kefir previne putrefações intestinais, contribui para a depuração do organismo, normaliza a pressão arterial e ajuda no combate a obesidade.
A vantagem do Kefir de água, quando comparado ao de leite, é que pode tomar-se em grande quantidade. Deve-se beber diariamente, pois não altera a digestão e passa muito rapidamente ao sangue Quando se tem afecções crônicas, deve-se tomar grande quantidade pela manhã, ao meio-dia e pela noite (1/2 litro cada vez). De todo modo não se pode considerar o Kefir como um remédio universal e nem de efeito imediato; é um grande auxílio para o organismo pelo seu efeito desintoxicante, regenerador da flora intestinal benéfica e estimulador das defesas naturais.
Os pacientes que queiram se beneficiar destes seres especiais, podem recebê-los lá na Microfisioterapia ABC, onde receberão as orientações para o cultivo em casa. Logo estarão também doando seus grãos de Kefir e multiplicando o bem, doando-os também!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua mensagem ou depoimento! Obrigada.