TENDINITES

A tendinite é uma doença músculo-esquelética. Está cada dia mais presente em nossos dias e o estilo de vida da atualidade colabora para estes quadros.

Casos mais graves de tendinite podem levar a problemas como a ruptura no tendão

A tendinite é uma inflamação de tendões que ocorre ao sobrecarregar seus limites de resistência, quer seja por excesso de exercício, más posturas ou pela repetição sistemática de algum movimento, muitas vezes relacionado ao trabalho, causando grande transtorno para o desenvolvimento da vida cotidiana. É muito comum que esta condição ocorra em tendões do ombro, cotovelo, punho ou pé.

A sintomatologia das tendinites pode ser bastante variada, incluindo dor e edema (inchaço) de intensidade variável, bem como graus variados de dificuldade de movimento e diminuição de força muscular.

No Brasil, há um grande número de ações na justiça pedindo concessão de benefícios previdenciários ou indenizações por danos morais e materiais devidos estas condições, gerando maior interesse pericial destas doenças.
Tendões são tecidos fibrosos, densos e resistentes, através dos quais os músculos se prendem aos ossos, permitindo a realização do movimento articular.

As causas mais comuns das tendinites são variadas, podendo estar associadas à presença de muitas condições ou doenças, incluindo:
- Esforço físico intenso ou repetido;
- Traumas mecânicos;
- Infecções;
- Doenças reumáticas;
- Doenças do sistema imunológico;
- Distúrbios metabólicos;
- Iatrogenia;
- Processos degenerativos das articulações;
- Neuropatias que induzam alterações musculares.

FATORES DE RISCO:
Falta de alongamento muscular (que gera sobrecarga);  Postura inadequada; Movimentos repetitivos (por exemplo, uso de computadores, Tablets ou celulares); Estresse (ocasionam contraturas musculares e fadiga); Atividades esportivas em excesso ou com técnica/material inadequados; Doenças autoimunes (as células de defesa do corpo reconhecem os tendões como inimigos e começam a atacá-los).

VISÃO METAFÍSICA DA TENDINITE
Refere-se à maneira complicada de realizar as tarefas. Cobrar-se muito quando não consegue dar conta daquilo que esperava fazer. Sente-se limitado e não acha que está fazendo o suficiente. Realize as tarefas sem tanta cobrança e não se chateie quando não atingir os objetivos. Pense: Fiz minha parte; o possível está feito, o impossível não cabe a mim. (Valcapelli, psicólogo)

TRATANDO COM A MICROFISIOTERAPIA:

O tratamento através da microfisioterapia tem muitas vantagens. A terapia manual também é eficaz nestes casos porque ao buscar a causa dos sintomas que o paciente apresente resolve de uma vez o problema, indo a causa do problema.
Além disso, é natural. É estimulada, durante a sessão, a força de cura inerente ao corpo humano para resolver estas questões. Ainda é melhorada toda a parte imunológica e os benefícios são sentidos tanto na parte física quanto emocional.
De 2 a 3 sessões, em média, são suficientes, independentemente do tempo que a doença está instalada. Entre as sessões é dado um tempo que pode variar de 30 a 60 dias, de acordo com cada paciente.