Desidratação te deixa doente e gordo

A IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA NOSSO CORPO

Alergias, constipação, problemas digestivos, ganho de peso e pressão alta são alguns dos problemas causados pela falta de água no organismo

Manter o corpo hidratado é coisa séria. Precisamos de água tanto quanto do ar que respiramos. Os efeitos adversos de não beber bastante água incluem problemas digestivos, de pele, de bexiga e rins, fadiga e até mesmo dores de cabeça.

A desidratação se dá um pouco antes de começarmos a sentir sede. Beber água ao longo do dia é o melhor jeito de se manter hidratado. Tenha sempre a mão uma garrafa de água.

Tomar sucos adoçados, refrigerante ou chá não hidratam. Pelo contrário, ainda é necessário uma maior quantidade de água para tirá-los do nosso sistema. Se você ama um cafezinho, certifique-se de beber um copo extra de água para cada xícara.

Beber água regularmente acelera o seu metabolismo e faz você se sentir bem. Você vai comer menos quando você começar a beber mais, sendo esta a maneira mais segura e saudável de perder peso.

Ainda, fatores que requerem um aumento no consumo de água são a prática de exercícios, situação do meio ambiente (como temperatura e umidade do ar), doenças, gravidez e amamentação.

OS DANOS DA DESIDRATAÇÃO NO CORPO:

Constipação: Quando falta água no organismo, o cólon é uma das primeiras regiões que drenam a água para prover fluidos para outras funções críticas do corpo. Sem a quantidade de água adequada, o movimento de resíduos pelo intestino grosso é mais lento, causando constipação.

Dor articular e rigidez: Todas as articulações são compostas principalmente de água. quando o corpo está desidratado, a cartilagem fica enfraquecida e o reparo nas articulações são mais demoradas resultando em dor e desconforto.

Ganho de peso: Quando desidratadas, as células ficam com pouca energia, e as pessoas tendem a comer mais quando, na realidade, estão desidratadas.

Pressão Alta: Quando desidratados, nosso sangue fica mais grosso causando resistência no fluxo resultando no aumento da pressão arterial.

Doenças de pele: Desidratação prejudica a eliminação de toxinas através da pele, tornando-a vulnerável a todo tipo de desordem, incluindo dermatites e psoríase, rugas prematuras e descoloração.

Problemas digestivos: A escassez de água e minerais alcalinos, como o cálcio e magnésio, pode levar a doenças do aparelho digestivo, incluindo úlceras, gastrites, e refluxo ácido.

Problemas de bexiga e rins: Com o corpo desidratado, o acúmulo de toxinas e resíduos ácidos criam um ambiente onde bactérias prosperam resultando em rins e bexiga com mais propensão a infecção, inflamação e dor.

Colesterol alto: Quando desidratado, o corpo produz mais colesterol para prevenir a perda de água das células.

Asma e alergias: O corpo desidratado restringe as vias aéreas numa tentativa de conservar a água. De fato, a taxa de histamina aumenta exponencialmente conforme o corpo perde mais água.

Fadiga: A água é a maior fonte de energia do corpo. A desidratação causa o retardo da atividade enzimática, resultando em cansaço e fadiga.
Envelhecimento precoce: Quando cronicamente desidratada, os órgãos sofrem, incluindo o maior deles, a pele, que se torna enrugada e descorada.

VOCÊ SABIA?

Beber água (2 ou 3 copos), 2 horas antes do almoço ou jantar, ajuda o corpo a perder peso.
Consumir água gelada aumenta o metabolismo e queima calorias.
Um adulto perde, em média, 10 copos de água todo dia somente pela respiração, transpiração, urinando e evacuando.

A ÁGUA NO CORPO HUMANO:

O cérebro composto de 75% de água
O sangue se compõe de 92% de água
Ossos têm 22% de água
Músculos tem 75% de água

(Fonte: The Mind Unleashed - Tradução por Andréa Zuppini)
#CURTA A PÁGINA DA MICROFISIOTERAPIA ABC NO FACEBOOK