8 MITOS SOBRE DOR NAS COSTAS

8 MITOS SOBRE A DOR NAS COSTAS
Será que colchão mole e excesso de peso são os causadores das dores na coluna?

Nossa coluna vertebral é composta por vértebras, discos, nervos, músculos, medula e ligamentos. As disfunções nestes segmentos são os causadores das nossas dores.
A coluna não deve ser vista ou tratada isoladamente e os problemas que nela se refletem podem ter várias causas como o sedentarismo, a má postura e o estresse.
Nosso corpo nos envia sinais e é preciso entendê-los. Deste modo evitamos que uma dor se transforme numa doença mais grave.

Confira 8 mitos em relação às dores na coluna:

1- DOR NA COLUNA SEMPRE INDICA UMA DOENÇA GRAVE
Geralmente, as dores na coluna indicam distúrbios musculares e/ou posturais não têm grande gravidade apesar do incômodo. Quando se sente uma dor, entretanto, devemos investigar sua causa, eliminar algum problema mais sério, e tratá-la do modo mais adequado para que não se torne reincidente.

2 - EXCESSO DE EXERCÍCIO FÍSICO CAUSA DOR NAS COSTAS
Pelo contrário. A não ser que estamos praticando exercícios incorretamente. Movimentos errados, má postura em sua execução ou uma carga inadequada podem ser os causadores das dores. Na verdade, o exercício bem executado previne as dores.

3 - TODA COLUNA COM DOR DEVE SER OPERADA
A cirurgia é a última opção pra quem sofre deste mal. Antes disso, o paciente deve procurar tratamentos menos invasivos e mudança de hábitos, assim como fortalecimento muscular e melhora da postura, talvez diminuição de peso. Medicamentos apenas controlam os sintomas temporariamente.

4 - A CIRURGIA DE COLUNA VAI CURAR A DOR
A cirurgia, quando indicada, não garante a melhora total das dores. Após este procedimento, o paciente terá acompanhamento médico e fisioterapêutico por um bom tempo visando a melhora da estrutura da coluna vertebral, através de fortalecimento e alongamento dos músculos, conscientização da postura correta e atividades adequadas para cada caso. Na verdade, coisas que já deveriam ter sido feitas antes da cirurgia e talvez não precisasse chegar neste ponto.

5 - REPOUSAR É O MELHOR PARA A COLUNA
Totalmente equivocado esse pensamento. Apesar de o repouso também ser importante, se não melhorar nosso pilar, que é a coluna, a dor que pode ser aliviada com um pouco de repouso volta ainda mais forte com leves movimentos.

6 - DOR NAS COSTAS TEM A VER COM ENVELHECIMENTO
Apesar de ser um fator de risco, não é um fator determinante, assim como o sedentarismo. O envelhecimento causa um desgaste natural do corpo que aumenta o risco de doenças. Por isso, a prevenção ainda é o melhor remédio, além de ser mais barato.

7: DORMIR NUM COLCHÃO DURO OU NO CHÃO É BOM
Além de não prevenir as dores ainda pode favorecê-las porque a postura fica prejudicada numa superfície assim. O colchão deve ser adequado para o peso de cada pessoa e a melhor postura para se dormir é de lado com travesseiro sustentando a cabeça numa posição neutra e outro entre os joelhos melhorando a distribuição de preso na região lombar.

8 - EXCESSO DE PESO CAUSA DOR NA COLUNA
O excesso de peso sobrecarrega nosso corpo e pode causar dor mas também não é um fator determinante. O sedentarismo sim, pois o sedentário terá um corpo enfraquecido e se estiver associado a um sobrepeso então certamente o problema aparecerá, mais cedo ou mais tarde.

Bem, espero que eu possa ter esclarecido algumas questões.
Algumas dicas para manter a coluna em boa forma:
Se exercite, de preferência ao ar livre, tome sol, se alimente bem, beba água de qualidade e faça uma sessão de Microfisiterapia por ano.
Sua saúde agradece!

Abraços,
Andréa Zuppini
Fisioterapeuta

Cefaleia Infanto Juvenil

CEFALEIA INFANTO JUVENIL:

Pode não ser apenas uma desculpa para faltar na escola

Um problema que não é de hoje e infelizmente vem sido menosprezado, a dor de cabeça atinge mais de 5 milhões de crianças e adolescentes no Brasil e, pior, 409 mil experimentam, no mínimo, uma sensação de estourar os miolos a cada dois dias. Entretanto, não é uma exclusividade brasileira pois este sintoma é relatado por médicos em suas consultas com os pequenos no mundo todo.
Quando a criança é muito pequena o choro e a mãozinha na cabeça indicam o problema.
As causas são as mais variadas possíveis.
Quantas oportunidades e experiências são perdidas pautadas pela dor durante toda a vida?
O tratamento paliativo se dá baseado em Ibuprofeno e Paracetamol. Muitos passam anos a fio 'fingindo' um tratamento e o corpo 'acreditando' que está sendo tratado.
Oras, se só resolvemos um problema quando eliminamos sua causa, então tratamentos paliativos não são os mais indicados, concordam?
Eu tive uma experiência na minha família. Minha filha com apenas 9 anos se queixava frequentemente de dor de cabeça. Até me passou pela cabeça sim, devo admitir, que poderia ser uma desculpa, para fugir de algum enfrentamento na escola. Mas resolvi acreditar nela. Teve uma vez que precisou ir para o hospital tomar remédio na veia. E quando seu filho(a) sofre, você sofre muito mais!
Após eu ter o conhecimento da Microfisioterapia, minha filha foi uma das minhas primeiras pacientes!
Gente, quanta satisfação em poder facilitar a cura do seu corpo com a técnica da Microfisioterapia!
Quando eu digo que a Microfisioterapia é um presente nas nossas vidas, estou falando de coração.
Espero poder elucidar alguém com este pequeno texto e que menos crianças e adolescentes sofram deste mal e das consequências de tratamentos paliativos!
Abraços,
Andréa Zuppini
Fisioterapeuta
Nota:
Incidência das cefaleias nos pequenos:
- 75,5% reclamam de dores pelo menos 4 vezes por mês
- 17,9% nunca se queixaram de dor de cabeça
- 4,1% Sofrem com o problema entre 5 e 9 dias por mês
- 1,5% Têm dores uma vez a cada dois dias
- 1% Convive com o distúrbio quase que diariamente
(Fonte: Revista Saúde/Editora Abril)

Enxaqueca Menstrual

Problema acomete muitas mulheres ao redor do mundo

Enxaqueca Catamenial pode ser solucionado com a Microfisioterapia
A dor de cabeça ou enxaqueca durante o ciclo menstrual é chamada pela classe médica de Enxaqueca Catamenial. Ela é uma consequência da oscilação hormonal que ocorre neste período do mês nas mulheres.

Os sintomas podem se iniciar 7 dias antes da mesntruação e se estender até 7 dias após, mas a maioria sente seus efeitos 2 dias antes podendo perdurar por 2 dias pós início da menstruação.

Entendendo o quadro:
Os principais hormônios que regulam o ciclo menstrual são o estrogêgio e a progesterona. Seus níveis na circulação são altos mas perto da menstruação estes níveis caem. Sendo papel do estrogênio controlar os níveis de serotonina no cérebro, a queda deste hormõnio causa uma vasodilatação e esta é uma das causas da enxaqueca.

Durante a crise, a mulher pode ter, além da dor, oscilações de humor, cólicas e mamas doloridas.
A solução nem sempre se faz através de reposição hormonal, pois mesmo as mulheres que tomam este medicamento apresentam estes sintomas. além do mais, já existem muitos estudos mostrando os grandes males do uso dos anti-contraceptivos.

Tratando a paciente:
Como em qualquer tipo de enxaqueca, o estilo de vida influencia muito o aparecimento ou sumiço destes sintomas.
Entre as principais ações para tratar e evitar estes sintomas estão uma alimentação balanceada, exercícios físicos regulares. Chás como dente-de-leão, boldo, carqueja , gengibre e artemísia são também bons auxiliares.

A Microfisioterapia pode auxiliar no processo de cura.
Atuando diretamente sobre o funcionamento das glândulas endócrinas e sistema nervoso, tem como melhorar os níveis hormonais da mulher.
Mais informações sobre o assunto em www.microfisioterapiaabc.com.br

Nota 1
SOBRE O ESTROGÊNIO: É o hormônio responsável pelas características e comportamento feminino, controlando a ovulação e preparando o útero para a reprodução.Também é responsável pelo humor da mulher e por sua competitividade.
Um estudo afirmou que o estrogênio pode aguçar o desempenho mental, pois aumenta o número de conexões entre as células cerebrais, melhorando a comunicação cerebral.
Curiosidade: Cientistas da Universidade de St. Andrews, da Grã-Bretanha chegaram à conclusão que mulheres com alto nível de estrogênio são mais bonitas. Seus rostos tendem a ter traços femininos clássicos, como olhos e lábios grandes e narizes e maxilares menores. Esta descoberta faz sentido dentro do processo evolutivo, pois mostra que os homens são atraídos pelas mulheres mais férteis. (Revista Royal Society)
Nota 2
SOBRE A PROGESTERONA: A progesterona tem como função na mulher preparar o útero para uma possível gestação, recebendo o óvulo fecundado. Portanto, fundamental para a manutenção da gravidez e na lactação.

Encoprese se resolve com a Microfisioterapia

ENCOPRESE
Microfisioterapia é eficaz!

É a dificuldade de controlar o esfíncter anal para a evacuação repetida de fezes em locais inadequados. Com maior frequência, trata-se de um ato involuntário, mas ocasionalmente pode ser intencional.

É uma desordem de causa fisiológica ou emocional, pode ocorrer tanto em adultos como em crianças.

A encoprese pode persistir com exacerbações intermitentes por anos.

A MICROFISIOTERAPIA É INDICADA E TEM SUCESSO NO TRATAMENTO DESTE TRANSTORNO.
Ao buscar a causa primária, estimula o corpo para que se auto corrija. Assim, os sintomas desaparecem.